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Abilio dá prazo de 24 horas para que coleta de lixo seja restabelecida em Cuiabá

Caso não seja regularizada, o prefeito informou que a prefeitura deve buscar outros meios para garantir a limpeza urbana. Abilio sobre determinação de 24h pa...

Abilio dá prazo de 24 horas para que coleta de lixo seja restabelecida em Cuiabá
Abilio dá prazo de 24 horas para que coleta de lixo seja restabelecida em Cuiabá (Foto: Reprodução)

Caso não seja regularizada, o prefeito informou que a prefeitura deve buscar outros meios para garantir a limpeza urbana. Abilio sobre determinação de 24h para a coleta de lixo em Cuiabá O prefeito Abilio Brunini (PL), estabeleceu o prazo de 24 horas para a empresa Locar Saneamento Ambiental, restabelecer a coleta de lixo doméstico em Cuiabá. A decisão foi determinada nesta sexta-feira (3) após reunião entre secretários do Governo, presidente e o gerente operacional da empresa terceirizada, responsável pela coleta de lixo na capital. Em nota, a Locar informou que o plano emergencial para atendimento da capital será apresentado ainda nesta sexta à prefeitura, e que já está marcada uma reunião com a Limpurb na próxima segunda-feira (6), para discutir as diretrizes do atual contrato. A empresa disse ainda que, atualmente, está atendendo com 100% da frota em operação, mas colocará três caminhões a mais do que o previsto no contrato para cumprir a demanda, representando 10% a mais da frota. Segundo Abilio, a coleta será normalizada entre hoje e sábado (4), e caso não seja regularizada, a prefeitura deve buscar outros meios para garantir a limpeza urbana. "A empresa deixou claro que vai retomar a coleta e os pagamentos serão feitos dentro do prazo estabelecido no contrato com regularidade e transparência. Se a interrupção da coleta de lixo voltar a acontecer, vamos buscar medidas mais duras", declarou. Na reunião, Abilio mencionou uma dívida de R$ 40 milhões referente a um contrato anterior da empresa, que deve ser enviada à Procuradoria Geral do município para judicialização. No entanto, para que o serviço seja retomado imediatamente, um novo contrato foi firmado há 30 dias, mesmo com a pendência. Sobre os pagamentos do contrato, a Locar informou que ficou acordado com a Prefeitura de Cuiabá o repasse regular mensal para cumprimento dos serviços e que a dívida existente em relação ao contrato anterior será discutida posteriormente. Coleta de lixo A empresa Locar Saneamento Ambiental venceu a licitação e é responsável pela coleta de lixo em Cuiabá, por mais 12 meses, desde o dia 4 de dezembro deste ano, data em que o contrato anterior é encerrado. Paralisações e outros problemas Garis paralisam coleta de lixo e cobram melhores condições de trabalho em Cuiabá e Várzea Grande Sindilimp Em julho deste ano, os trabalhadores da coleta de lixo fizeram uma manifestação pontual no Ministério Público do Trabalho (MPT) e paralisaram o serviço em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, devido às condições de trabalho. A categoria reivindicava: Aumento do piso salarial de R$ 1.423,00 para R$ 1.750,00 Pagamento do FGTS; Melhoria da frota; Pagamento do benefício vale alimentação; Fornecimento imediato de uniformes; Mudança na carga horária. Na época, a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda informou que havia fechado um acordo com a mediação do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso, de reajuste salarial de 7,70%, e renda mensal de R$ 3.240,00 para os trabalhadores. O Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana (Sindilimp-MT), através de mediação do MPT, aceitou um acordo proposto pela Locar que concedia: reajuste de 7,7% nos salários, vale-alimentação de R$ 840; criação de vale gás de R$ 80; reajuste da gratificação de assiduidade para R$ 236. Porém, dois dias depois, o sindicato realizou assembleia e rejeitou as propostas que tinham sido negociadas, comunicando ainda a interrupção das negociações de forma unilateral. Em setembro, a Justiça de Mato Grosso manteve a decisão da desembargadora Adenir Carruesco, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), de proibir que os trabalhadores paralisem a coleta de lixo em Cuiabá devido ao prejuízo causado à população. Em nota, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), disse que elaborou um plano para solucionar os atrasos na coleta na cidade, em parceria com a Locar. Na estratégia, a promessa era de que seria incluso o aumento de 21% no número de caminhões por turno e um mutirão no fim de semana.